ser e não ser

Há já uns tempos que defendo que há várias formas de "estar" em cada um dos grupos em que nos inserimos e em cada uma das coisas que defendemos. E se isto se aplica ao nosso dia-a-dia, necessariamente também se aplicará à nossa religião!

Por outras palavras, do mesmo modo que um benfiquista não tem necessariamente de concordar com todas as decisões do seu treinador, também o católico não tem de defender cegamente todas as directrizes de Roma.
 
É por isso que sabe bem ver que, em tempos de grande tendência para a defesa fundamentalista dos ideais em que acreditamos, surgem alguns que se revelam mais compreensivos, racionais e adaptados à sociedade em seu redor!
Isto vem a respeito de uma entrevista ao bispo D. Januário que foi publicada no i de hoje. Gostei, sim senhor! Só tenho pena que ele continua a ser olhado como a enfant terrible do catolicismo... Mas isso são outras guerras...

eu sempre disse...

Li hoje esta notícia no i. Esta sim, é uma forma de combater a crise!!

A cerveja "ajuda a manter uma dieta saudável"

Um novo estudo veio demonstrar que a cerveja é responsável por variados benefícios: é uma fonte rica em vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. Além disso tem um valor calórico baixo quando comparada com outras bebidas alcoólicas. O estudo, encomendado pela The Beer Academy, pretende que os apreciadores de cerveja percebam que, quando bebida com moderação, é uma das bebidas com álcool mais saudáveis existentes no mercado.
“A cerveja contém vitaminas que ajudam a manter uma dieta saudável e equilibrada, fibras que regulam o organismo, antioxidantes facilmente absorvidos e minerais que podem ajudar a baixar o risco de osteoporose”, explicou um porta-voz.
A pesquisa demonstra que 10% das pessoas acreditam, erradamente, que a cerveja contém gorduras e que 13% acha, também sem conhecimento, que é feita de químicos em vez de cevada, malte e lúpulo.
Na investigação, também foram estudados os benefícios psicológicos e sociais de pessoas que apreciam uma imperial no seu bar favorito. O estudo afirma que os bares são partes importantes de qualquer comunidade, já que são local de encontros, companhias, notícias e troca de informação.

perturbações II

Há uns dias, indignado, citei aqui uma notícia de acordo com a qual uns pais haviam violado os próprios filhos e obrigado os mesmos a terem relações sexuais entre si.
Agora este caso teve um revés e parece que os exames médicos realizados desmentem a versão dos jovens...

É um caso que vale a pena continuar a seguir, pelo menos no intuito de perceber o que levou os jovens a fazer este tipo de acusação.

A notícia pode ser lida aqui (com um agradecimento ao Herberto por a ter encontrado).

Exames médico-legais mostram que crianças não foram violadas
Pais e filhos vão agora ser sujeitos a perícias psicológicas. Pai está detido
O casal e os três filhos menores, com quem alegadamente, faziam sexo em grupo vão ser todos submetidos a exames psiquiátricos. Isto porque os exames periciais feitos às crianças no Instituto de Medicina Legal revelaram a ausência de indícios de violação.
Os três irmãos, uma menina com nove anos e dois rapazes de 11 e 14 anos, foram anteontem ouvidos pelo juiz de instrução do Tribunal de Vila do Conde. No final, já perto das 20.00, o juiz Pedro Miguel Vieira falou com os advogados dos dois acusados (o pai está detido em Custóias e a mãe em liberdade com apresentações diárias à polícia) e não disfarçou a consternação.
Os menores insistem que foram violados. Afirmaram ao juiz que em casa viam filmes pornográficos com os pais, que brincavam aos maridos e às mulheres e descreveram aquilo que os pais negam. Pelo menos um dos rapazes revelou ter sido violado pelo pai. O relatório do exame pericial, desmente, no entanto, a versão das crianças.
Segundo o DN apurou, a menina de nove anos é virgem e tem o hímen intacto. Os irmãos não apresentam lesões no ânus, a não ser um que apresenta uma pequena fissura, compatível com o esforço em caso de prisão de ventre.
Perante este cenário, todo o agregado será sujeito a exames psicológicos, no sentido de se apurar eventuais mentiras nos depoimentos. Recorde-se que tanto os pais como os três filhos têm baixa formação escolar. O casal abandonou a escola no segundo ano do ensino básico e as crianças têm dificuldades de aprendizagem.
O caso foi desencadeado no dia 29 de Abril pela professora da menor, a quem a rapariga terá contado que gostava de fazer sexo e que o fazia com os pais e os irmãos. As crianças foram institucionalizadas. O pai está preso preventivamente em Custóias e a mãe permanece em casa, na freguesia de Retorta, Vila do Conde, proibida de contactar com os filhos.
Fonte: Diário de Notícias, 14 de Maio de 2010