juventude(s)

Nunca fui de embarcar naquelas querelas-de-cota que profetizam a desgraça com o mote: "a juventude está perdida", ou "isto no meu tempo não era assim", ou outras coisas do género...

Até porque sei que há já muito tempo que dizem que a "juventude está perdida"... Se fosse mesmo verdade, com esta tendência para sermos cada vez piores há mais de 4000 anos, não teríamos já batido no fundo?


Ora vejamos:
“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.” (Sacerdote egípcio, 2000 a.C.)

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.”(Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilónia, 2000 a.C.)

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.” (Hesíodo, 720 a.C.)

Portanto dificilmente a juventude estará "perdida". O que se passa é que enquanto houver gerações diferentes, haverá o chamado "choque de gerações", que, obviamente, não é diferente do que se passou com os macaquitos que lavavam tubérculos...

Claro que depois olho para a moda das calças-abaixo-do-rego-do-cu e penso... Bem, a juventude pode não estar perdida... Mas, mais cedo ou mais tarde, vão perder as calças!!

Mote: "ESTILO", Mão Morta - Nús

2 comentários:

Fred West disse...

serve para tudo menos para apanhar o autocarro!

JPD disse...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOL