civismo

Ao que parece, mais uma vez um jogo entre os "grandes" deu polémica! Porque não souberam perder, dirão uns. Porque eles teriam feito o mesmo, dirão outros...

No caso, o SLB, numa atitude de experiente desportivismo, tomou a decisão de apagar as luzes do estádio e ligar o sistema de rega quando o FCP festejava a conquista do campeonato.

A notícia pode ser lida em variadíssimos locais. Escolhi este onde nos é dito que este apagão colocou em causa a segurança das pessoas que estavam no estádio e mesmo a dos agentes da PSP que prestavam serviço no local (não é difícil perceber as razões pelas quais o trabalho da polícia fica dificultado). Claro que quem desligou a luz está a borrifar-se para a segurança das pessoas... Mas...

Com isto não quero dizer que os SLB's são maus e os outros são bons, nada disso!
Com isto quero dizer que é uma vergonha para um desporto (que já é apelidado como desporto de carroceiros) que as pessoas a ele associadas tenham este tipo de comportamentos. É vergonhosa a falta de civismo dos adeptos, que são umas bestas. É vergonhosa a falta de civismo dos dirigentes, que são... (qual é a palavra?) umas bestas!

Em Inglaterra, durante anos, o problema foi mais ou menos equivalente. Com a óbvia ressalva de que os nossos adeptos-besta ainda têm muito pão que comer até chegarem aos calcanhares dos hooligans ingleses. E, mesmo com hooligans-a-sério, os ingleses conseguiram resolver a questão!

É por isso que, na minha opinião, devia haver mão de ferro no tratamento destes parvalhões!
Sim, acho que o SLB deveria ser multado pelo comportamento pouco desportivo de quem apagou as luzes do estádio colocando em risco a segurança de quem lá estava dentro (mas a questão aqui não é o SLB, são todos os que fazem coisas semelhantes).
Sim, acho que os jogos em que há desacatos deveriam ser interrompidos e repetidos à porta fechada.
Sim, acho que as bancadas deveriam ser constantemente vigiadas (com recurso à alta definição e mais toda a panóplia tecnológica que exista) e todos aqueles que tivessem comportamentos ilícitos deveriam ser punidos e impedidos de voltar a entrar no estádio (durante x tempo, sempre que o clube jogasse teriam que se apresentar na esquadra da sua área residencial).
Sim, acho que a polícia deveria ser (ainda) mais interventiva com tipos que desfilam pelas ruas da cidade a ofender meio mundo com o asqueroso sentimento de impunidade de quem tem as costas quentes por estar inserido no resto da matilha.

Este tipo de medidas mudava o mundo? Não, claro que não! Mas faria com que aqueles que querem ir ao jogo de futebol porque gostam de futebol, o fizessem um pouco mais descontraidamente.


A notícia que deu origem a este desabafo:

"O subintendente Costa Ramos, responsável pelo dispositivo policial destacado para o jogo de futebol Benfica-FC Porto, criticou os dirigentes "encarnados" por no final "terem dado ordem para apagar as luzes e acionar o sistema de rega".
"Ao desligarem as luzes e ao ligarem a rega puseram em causa a segurança dos agentes da polícia em serviço no interior do estádio e isso não pode voltar a acontecer", disse Costa Ramos, que revelou ter manifestado aos responsáveis do Benfica o seu "desagrado" por aquela decisão, que podia ter tido "consequências lamentáveis". (...)
O responsável pela força policial revelou ainda terem sido detidos “11 adeptos `encarnados´”, seis dos quais por “terem arremessado pedras”, dois “por atitudes agressivas para com a polícia”, dois por “transportarem material pirotécnico” e um por “atirar com berlindes” para o banco do FC Porto, os quais “atingiram um agente policial”."


É ou não é triste??

Sem comentários: