professores...

A ministra da educação diz que a manifestação é a forma que os sindicatos encontraram para "intimidar as escolas que fazem a avaliação"... Huumm bem, esta é das boas! E a quem serve isso?? Intimidar as escolas?? Pois, as escolas devem pensar (porque as escolas pensam) "ui, que medo! É melhor parar com a avaliação porque 120 mil professores se manifestaram em Lisboa"!!
A pergunta: será que a senhora acha MESMO que com isto convence alguém?

A ministra da educação diz que "não se pode perder a noção do que é do interesse do país", como se fosse do interesse do país que os professores fossem cada vez piores professores e melhores burocratas, ou melhores criadores de portfolios (essa maravilha tão importante).
A pergunta: será realmente do interesse do país perder, com aquilo que é acessório, o precioso tempo que podia ser destinado ao essencial?
(essencial = preparar aulas, pensar nas melhores estratégias para aplicar a todos os alunos, considerando que as turmas são heterogéneas e é necessária uma adaptação constante)

A ministra da educação diz que "há professores que querem concretizar a avaliação" como se apenas alguns professores (três ou quatro, ou algo assim) considerassem a avaliação como algo positivo.
A pergunta: que mistério estará a bloquear a audição da senhora que não a permite ouvir milhares de professores dizer que querem ser avaliados?... Mas avaliados como deve ser!

A ministra da educação diz que "suspender [o processo de avaliação] significa desistir e eu não desisto" porque "não há outro [processo de avaliação]", como se fosse inevitável fazer esta avaliação e, pior ainda, como se fosse pior 'não fazer uma avaliação errada' do que o contrário.
A pergunta: será mesmo melhor enterrar as pessoas em trabalho desnecessário, e que em nada contribui para a qualidade do ensino, que suspender esta tolice?

As conclusões (que obviamente não são as da ministra): é errado considerar que "não avaliar é pior que fazer esta avaliação". Porquê? Simples. Porque ao fazer avaliação desta forma estamos a prejudicar professores, aulas, alunos e todo o processo de ensino, enterrando-os em trabalho burocrático que só serve como enorme peneira para tapar o sol, porque, na verdade, não permite aferir os bons professores!

Acho que já chega, porque já é altura de pedir à ministra da educação para se preocupar com... A EDUCAÇÃO!!!

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